Geotecnia e contenção de taludes

SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONTENÇÃO GEOTÉCNICA

A principal função da contenção geotécnica é a estabilização de uma encosta ou talude, para evitar o desabamento de terra e a ruptura de rochas. Existem alguns métodos de contenção geotécnica, aplicados a partir de engenharia especializada, que avaliam o local e direcionam a melhor solução para o projeto.

Entre as principais técnicas de contenção geotécnica, destacam-se:

  • Solo grampeado: método prático, rápido e econômico, que consiste na aplicação de chumbadores (grampos) geralmente feitos em aço CA-50, em posicionamento inclinado ou horizontal, para evitar deslocamentos em taludes naturais ou frutos de processo de escavação;
  • Cortina atirantada: parede de concreto armado que serve como contenção em combinação com tirantes, que são perfurados no solo e pressionam os painéis da parede. Servem para grandes áreas de contingência, em taludes naturais e amplas construções;
  • Gabiões: gaiolas de aço zincado, com pedras, de fácil execução e baixo custo, são posicionadas como muros de contenção;
  • Geocélulas: painéis de reforço que tem por objetivo controlar a erosão, utiliza também o sistema de grampos de aço e pode ser combinado a outras técnicas.
  • As barreira de contenção de rochas são dispositivos que irá de forma complementar a contenção dos taludes assegurando que os detritos provevientes de um desprendimento fiquem dentro de uma área de contenção, não causando danos materiais e o mais importante danos humanos.

É importante definir a urgência da aplicação da contenção geotécnica, algumas técnicas são de caráter definitivo, outras servem como recurso transitório para áreas de risco. A geologia do terreno impacta diretamente na escolha da técnica, assim como na disponibilidade de orçamento e no prazo para execução.

A Vida Vertical tem experiência no assunto, 4 anos de experiencia internacional no setor de perfuração de rochas e contenção de taludes.